terça-feira, 13 de outubro de 2015

AGROTÓXICOS

Os casos anuais de intoxicações agudas não intencionais nos países de terceiro mundo são estimados em um milhão, com 20 mil mortes, em casos de agricultores.

Segundo pesquisas o consumo de alimentos com agrotóxicos podem alterar os hormônios da tireoide, antecipação da primeira menstruação, diminuição da fertilidade masculina e desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Uma dica importante para limpar frutas, legumes e verduras é deixar em uma solução de bicarbonato de sódio por 30 minutos (uma colher de sopa para um litro de água).

Apesar dos riscos à saúde o Brasil é considerado o maior comprador de agrotóxicos do mundo desde 2008.

Pesquisa da Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) revela que os alimentos no Brasil estão contaminados com agrotóxicos em níveis impróprios para o consumo. Além de a quantidade estar acima da permitida, também foram encontrados agrotóxicos proibidos no país. Até leite materno apresentou traços de agrotóxicos.

Não existe uma organização que vigie assiduamente o uso de agrotóxicos nas áreas rurais.

Como os agrotóxicos são compostos químicos venenosos, as pessoas apresentam sintomas como dores de cabeça, alergia, coceira e alterações neurológicas. A função do fígado é eliminar estas toxinas.

A seguir será apresentado o relato do PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos) mostrando o nível de contaminação de alguns produtos.

Amostras insatisfatórias
Produto
% de contaminação
Tomate
44,72
Morango
43,62
Alface
40,00
Mamão
17,21
Cenoura
9,93
Laranja
6,04
Banana
4,32
Maça
2,90
Batata
1,36
  

Um exemplo da falta de respeito com o ser humano é o uso permitido do 24D (um dos ingredientes do chamado “agente laranja”) que foi pulverizado pelos Estados Unidos durante a guerra do Vietnam e deixou sequelas em uma geração de crianças que nasceram deformadas, sem braços e/ou pernas. Este veneno está sendo reavaliada desde 2006 pela Anvisa.

Normalmente compramos frutas, legumes e verduras para adquirir vitaminas, minerais e fibras, mas muitos destes alimentos vêm carregados de produtos químicos com consequências graves em longo prazo para os seres humanos. A melhor opção é comprar alimentos orgânicos ou quando possível produzir hortas em casa. Os alimentos livres destes venenos são mais caros, mas futuramente a sua saúde vai agradecer e muitos remédios deixarão de ser comprados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário