segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CHIA: Benefício em Amplo Espectro

Esta semente é originária do México e Colômbia. Seu nome na botânica é Salvia Hispânica L., já era usada por civilizações da America central há muitos séculos.

É um alimento funcional de alto valor nutricional e previne várias doenças.

A Chia possui proteínas, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3), alto teor de fibras, minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio, selênio e cobre), ácidos graxos (ômega 3 e 6).

Como o ômega 3 (acido linolênico) tem ação anti-inflamatória, o processo inflamatório das células do obeso fica diminuído. Com o excesso de peso a mensagem que o cérebro envia para levar a saciedade fica retardada, levando ao circulo vicioso à comer em demasia. Assim o ômega 3 regula a mensagem e os neurotransmissores cerebrais entram em equilíbrio.

A Chia é riquíssima em dois tipos de fibras:

• insolúveis: reduz a absorção de glicose ao nível do intestino delgado, favorecendo o emagrecimento. 

• solúveis: forma uma massa gelatinosa no estomago e assim retarda o esvaziamento gástrico e a pessoa fica saciada por mais tempo. A ingestão de alimentos diminui.

Essas fibras vão também estimular o peristaltismo, e o processo de desintoxicação do organismo fica mais eficiente. Portanto a Chia é um recurso muito importante no emagrecimento.

Esta semente também possui compostos fenólicos, semelhante ao chá verde, com efeito antioxidante. Em especial o acido cafeico (fenólico) atua na desintoxicação do fígado.

Os ácidos graxos ômega 3 e 6 agem no sistema cardiovascular, trazendo inúmeros benefícios como: diminuiu o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), diminui triglicérides. O ômega 3 reduz a formação de coágulos e arritmias.

E como aumenta a fluidez sanguínea, regulariza a pressão arterial.

Como a celulite é consequência de um processo inflamatório e excesso de toxinas, o ômega 3 da Chia reduz a inflamação e seu efeito laxante reduz a intoxicação, assim a celulite é reduzida e o inchaço do corpo é amenizado.

As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3) revigora pele, unhas e cabelo. Sendo importante também para o metabolismo celular e sistema nervoso.

A Chia é importante para pessoas com diabetes, pois reduz a absorção de glicose ao nível do intestino, devido ao seu alto teor de fibras, assim a glicemia fica mais controlada.

Esta semente é riquíssima em cálcio e fósforo, ajudando a prevenir a osteoporose.

A combinação de magnésio e selênio também presente ajuda no controle de humor e combate ao estresse.

Os ácidos graxos ômega 3 e 6 desta semente reduz sintomas de déficit de atenção e hiperatividade.

Os minerais selênio e zinco fortalece o sistema imunológico.

As proteínas presentes na Chia são importantes, pois possuem quase todos os aminoácidos essenciais. Uma opção para os vegetarianos.

Esta semente milenar já valorizada pelas civilizações de sua origem está se expandindo para outras regiões. As pesquisas científicas estão encontrando seus valores nutricionais e medicinais. 

A saúde provém da utilização de vários alimentos naturais. Cada um com suas ações específicas, mas para eles fazerem sua função completa, a circulação sanguínea tem que ser ativada, através de atividades físicas. Esta dupla é infalível para uma saúde perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário