segunda-feira, 18 de agosto de 2014

BATATA INGLESA: tubérculo hipotensor

Originária da civilização Inca nos Andes. É cultivada há cerca de sete mil anos na China, o maior produtor mundial atualmente.

A batata é rica em carboidratos e minerais como: ferro, potássio, cálcio e grande quantidade de fósforo, vitaminas do complexo B, onde a B6 (peridoxina) é abundante.

Cientistas britânicos identificaram na batata um princípio ativo denominado kukoaminas que ajuda a reduzir a pressão arterial e possui potássio que é benéfico para essa redução.

A vitamina B6 é essencial para a síntese de aminas. Certos neurotransmissores são derivados de aminas biogênicas. Assim a síntese destes mediadores químicos fica equilibrada. Exemplos: serotonina (equilibra o humor, evita depressão) e melatonina (essencial para o repouso).

A vitamina B6 também é fundamental para a lise do glicogênio (polímero de glicose) que fica armazenado no fígado e músculos.

Quando este polímero é quebrado gera energia para o metabolismo corporal.

Este tubérculo é rico em fibras, sendo aliado para evitar prisão de ventre. Essas fibras diminuem a absorção de glicose no intestino delgado, ajudando a manter a glicemia (glicose no sangue) equilibrada.

A batata ajuda a amenizar úlceras de estômago, algumas receitas caseiras de usa tópico podem ser úteis:

-Batata crua e ralada ajuda combater irritações da pele e ate amenizar olheiras;

-Rodelas de batata crua na testa ajudam a amenizar dores de cabeça.

A dica na culinária é para cozinhar inteira com casca para manter as propriedades nutricionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário