terça-feira, 12 de julho de 2016

RUIBARBO

Originário do Sudeste Europeu, também conhecido como ruibarbo da china, ruibarbo do campo ou ruibarbo palmado que tem o nome científico de Rheum tanguticum.

Seus princípios ativos são ácidos (gálicos, crisofânicos e tânica), antraquinonas e glicosídeos, poli-fenólicos, antioxidantes.

Seus talos são ricos em vitaminas do complexo B, como folatos, riboflavina (B2), niacina, piridoxina (B6), tiamina (B1) e ácido pantotênico. Possui também vitaminas A e K.

Funções da Vitamina K no organismo:
- fortalecimento dos ossos;
- diminui as lesões neuronais no cérebro, sendo importante no tratamento na doença de Alzheimer.

É um dos vegetais com menos calorias, pois 100g de pecíolos frescos fornecem apenas 21 calorias.

O Ruibarbo é um excelente digestivo, estimulante do fígado, laxante e estomáquico. Ainda têm outras funções como anti-inflamatório, antibacteriano, adstringente e anti-helmíntico (contra vermes).

Variadas pesquisas apontam que essa planta também pode impedir a evolução das células cancerígenas.

Esta planta pode ser aplicada externamente em forma de cataplasma para queimaduras térmicas.

Na antiga medicina chinesa a raiz do ruibarbo era usada na cura de doenças do estômago e utilizada também no alívio das febres e edemas.

Para limpeza bucal e feridas na boca, fazer o bochecho com o chá de ruibarbo uma vez ao dia.

O ruibarbo tem ação laxante, indicado para prisão de ventre. Tem ações também na amenorreia (falta de menstruação), coágulos no sangue, disenteria, diarreia, febre, icterícia, menopausa e hemorroidas.

Acredita-se que o nome do gênero (Rheum) vem do grego rheo, que significa “fluir”, em menção às propriedades purgantes da planta, o nome popular é derivado do latim barbrum de rha, que se refere ao Rio Rha, afluente do Rio Volga, situado no Leste Europeu e habitado antigamente por povos bárbaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário