terça-feira, 28 de junho de 2016

COGUMELOS

É cultivado há centenas de anos por várias civilizações. Para os egípcios o alimento era considerado um presente divino oferecido aos faraós. Os guerreiros romanos consumiam o cogumelo para ter mais força e coragem para enfrentar as batalhas.

São fungos que crescem em ambientes com matéria orgânica e umidade. As espécies mais conhecidas são: shiitake, shimeji, funghi, champignon de Paris e portobello.

Todas as espécies possuem alto valor nutritivo: complexo B (ácido fólico), fósforo, proteína, baixo teor de gordura (muito indicado para regimes de emagrecimento) e outras vitaminas e minerais.

Doenças degenerativas associadas ao envelhecimento como: câncer, artrite reumatoide, cirrose e arteriosclerose podem ser prevenidas pelo consumo de cogumelos, pois esses são ricos em vitaminas A, C e D, betacaroteno, compostos fenólicos e terpenos com ação antioxidante, neutralizado os efeitos maléficos dos radicais livres.

Os cogumelos são ricos em betaglucanas que estimulam células killer (matadoras) do sistema imunológico para agir contra células cancerígenas. O cogumelo-do-sol (agaricus blazei) é a espécie que mais apresenta esse poder.

Cogumelos como o Shiitake são ricos em Ácido fólico com ações importantes:

- evita problemas no tubo neural do feto;

- dificulta o aparecimento de doenças cardiovasculares;

- ajuda a evitar o aparecimento de Mal de Alzheimer


Os cogumelos apresentam alto teor de proteínas (19 a 35%), com todos os 
aminoácidos essenciais, sendo uma proteína completa.

O cogumelo-do-sol ajuda a controlar a pressão arterial e o colesterol, pois é rico em fibras e em gorduras não saturadas.

Este fungo pode ser um aliado dos diabéticos, pois apresentam propriedades hipoglicemiantes (baixam o açúcar no sangue, devido à presença de betaglucanas).

O cogumelo-do-sol é um potente coadjuvante no tratamento da hepatite C, pois melhora o apetite.


Como possui proteína completa, fibras, vitaminas, minerais e baixa caloria, é muito indicado para dietas de emagrecimento. É um alimento fortalecedor para qualquer faixa etária, sem contraindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário