segunda-feira, 28 de abril de 2014

ALHO: tempero saboroso e medicinal

Teve origem no deserto da Ásia Central. Há milênios o alho era usado como medicamento.

É um tônico para pessoas enfraquecidas. O alho possui um princípio ativo chamado germânio que é eficiente contra o câncer. Ele impede a absorção de substâncias cancerígenas da alimentação como as presentes na carne vermelha (nitrosaminas).

Um estudo realizado na China mostrou que o consumo de 20g/dia deste bulbo reduz em treze vezes o câncer gástrico. Como ele tem ação bactericida destrói a bactéria Helicobacter Pylori, que causa úlcera gástrica e pode evoluir para câncer.

A sua ação antibacteriana é potente, pois em laboratório impediu o crescimento de 14 espécies bacterianas.

Na Grécia antiga o alho já era usado para tratamento de patologias pulmonares e intestinais.

Ele ativa o sistema imunitário, prevenindo gripes e resfriados.

Auxilia na dissolução de cálculos renais. O consumo de alho é capaz de reduzir a deposição dos peptídios beta-amiloides, principal substância envolvida com o desenvolvimento do mal de Alzheimer.

Como apresenta um principio ativo chamado alicina, é excelente para o sistema cardiovascular, pois relaxa os vasos sanguíneos e assim aumenta a fluidez do sangue.

Diminui a pressão arterial, evitando acidente vascular cerebral (AVC). Diminui o colesterol e previne a arteriosclerose.


Tem ação hipoglicemiante, ou seja, reduz a glicose sanguínea, ajudando no tratamento de diabetes. Contêm antioxidantes como selênio e flavonóides, retardando o envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário