segunda-feira, 26 de maio de 2014

BATATA-DOCE: energia equilibrada

Originária dos Andes é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales.

Ela possui um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, onde a sua absorção é mais lenta, liberando glicose no sangue gradualmente e assim evita pico de insulina. Por este motivo é indicada para diabéticos.

A sua composição nutricional é formada por proteínas, carboidratos, minerais como: ferro, magnésio, cálcio, potássio, sódio e vitaminas E, A, C, B6. É rica em fibras, auxiliando no emagrecimento, pois diminui o apetite.

A pele fica viçosa, pois as vitaminas A, C e E são antioxidantes (diminui a formação de radicais livres) e, além disso, a vitamina C entra na síntese de colágeno.

Segundo pesquisa da College of Agriculture and Life Sciences, a batata-doce é auxiliar no combate à obesidade, pois ela fornece energia para o corpo de maneira equilibrada e gradual, evitando estoques de gorduras localizadas.

Apresenta um pigmento denominado antocianina que ajuda a eliminar metais pesados e radicais livres do corpo.

Ela protege a mucosa gástrica, reduzindo úlceras estomacais.

A vitamina A da batata-doce alivia doenças pulmonares relacionadas ao tabagismo e fortalece o sistema imunológico (torna os anticorpos mais eficientes).

Para os atletas, esse tubérculo é ideal, pois fornece energia de maneira gradual e prolongada, retardando a exaustão.

A sua utilização na culinária é ampla, pois podemos utilizá-la em: purê, sopa, assada, com leite, enfim é só saboreá-la da maneira mais aprazível para cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário