segunda-feira, 2 de junho de 2014

MEL: Bactericida Natural

O mel é proveniente de um órgão das flores, o nectário. O néctar é constituído de água e açúcar, e outras substâncias como: aminoácidos, minerais, vitaminas, ácidos orgânicos, enzimas e óleos aromáticos.

As substancias sugadas pelas abelhas são levadas ao seu sistema digestivo onde são transformadas e em seguida são depositadas nos alvéolos da colmeia para amadurecer.

O mel tem ação ampla no corpo, pois é: antioxidante, antirreumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

Possui minerais como: potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto e cromo.

Além disso, é composto por ácidos orgânicos como ácido glucônico, com ação antioxidante e bactericida, pois contribui para a formação de peróxido de hidrogênio (H2O2), com ação contra bactérias.

Os minerais ferro e cobre tem ação antimicrobiana.

Ácidos fenólicos, flavonoides, certas enzimas como: glicose oxidase, catalase e peroxidase; acido ascórbico (vitamina C) e carotenoides (pré vitamina A).

Todas essas substâncias combatem agentes oxidantes, causadores dos radicais livres no organismo, causadores de várias enfermidades. 

O mel tem ação importante em problemas respiratórios, pois microorganismos como: Haemophilus influenze (responsável por infecções respiratórias e sinusites ), Mycobacterium tubercolosis (causa a tuberculose) e Streptococus pnomoniae (causa a pneumonia).

Estes agentes etiológicos são sensíveis á ação bactericida do mel.

O mel possui o aminoácido triptofano, que é precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar e diminui o estresse, assim o sono tem melhor qualidade.

Um copo de leite morno com uma colher de mel tem duas fontes de triptofano e o carboidrato do mel do mel ajuda na absorção do aminoácido.

Ele diminui o risco de infecções urinárias, pois certas bactérias causadoras desta patologia são sensíveis á ação bactericida do mel.

Melhora o funcionamento do intestino, porque tem enzimas que estimulam o movimento peristáltico.


Além do grão de pólen, as abelhas produzem este suplemento alimentar também de muita qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário