quarta-feira, 27 de maio de 2015

ORÉGANO

Orégano: Manjerona silvestre

É uma erva aromática usada na culinária há milhares de anos e oferece uma série de benefícios à saúde.

É uma erva antioxidante com ação contra radicais livres.

Age no sistema digestivo com seus princípios ativos (tanino, cervacol, cimeno e o linalol) estimulando as enzimas digestivas e assim diminui a formação de gases e previne cólicas no intestino.

Uma pesquisa feita na Universidade de Long Island (EUA) apontou que a erva poderia ser utilizada no combate ao câncer de próstata. Segundo o principio ativo do orégano chamado carvacrol que induz as células cancerígenas a se autodestruírem.

O nome cientifico desta erva é Origanum vulgare.

Esta erva serve para tratar problemas respiratórios como a tosse, o resfriado, o catarro e a inflamação da garganta. Neste caso se recomenda usar o chá. As partes utilizadas são as partes mais altas das flores. Para infusão de orégano colocar uma colher (de sopa) de orégano em uma xícara de água fervente e deixe repousar por dez minutos. Depois coar e beber até três xícaras por dia.

Esta erva é muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo, na culinária italiana.

Não tem contraindicação em períodos de gestação e de lactação.

Esta erva age no sistema nervoso e é indicada para casos de insônia, estresse, e cansaço nervoso.

Na área estética o orégano ajuda a combater a celulite, devido a sua ação diurética. Nesta erva é encontrado um agente estrogênico (com ação semelhante ao hormônio estrógeno) e diminui os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e reduz dores menstruais.

Tem uma ação depurativa, pois ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário