quarta-feira, 27 de maio de 2015

A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM

O sono apresenta várias funções:

- restaurativa;
- termorregulação;
- consolidação da memória e aprendizado;
- repouso para o organismo.

Uma noite repousante previne a obesidade, pois durante o sono o organismo produz leptina, um hormônio que controla a sensação de saciedade.

Segundo um estudo feito na universidade de Chicago pessoas que dormem de 6 a 8 horas queimam mais gorduras.

Enquanto você dorme, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina o que colabora para a redução do estresse e relaxamento de toda a musculatura do corpo.

Durante o sono o organismo produz proteínas extras que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, pois os anticorpos são de natureza proteica.

O sistema nervoso fica muito mais equilibrado com sono regulado, pois o humor melhora, reduz estresse, depressão e ansiedade e o poder de aprendizado e memória ficam fortalecidos.

Até conduzir automóveis em situações de noites mal dormidas pode ser muito perigoso.
Uma boa noite de sono rejuvenesce a pele, pois as células renovam-se e descansam. Pode ser melhor que qualquer creme contra rugas.

A falta de sono pode levar á problemas cardíacos como hipertensão e colesterol alterado.

Pessoas que começam a dormir mal os seus neurotransmissoras ficam desregulados como a serotonina e a depressão pode ser desencadeada.

O sono é composto por cinco fases.

A primeira fase é a do adormecimento, o que pode durar até quinze minutos. É um período intermediário entre estar acordado e dormindo.

O cérebro produz ondas irregulares e rápidas, a tensão muscular diminui e a respiração se torna mais leve.

A segunda fase é a de um sono mais leve. A temperatura e os ritmos cardíaco e respiratório diminuem e a pessoa é levada ao limite entre estar acordada e dormindo.

Na terceira fase o corpo entra em um sono profundo, onde as ondas cerebrais ficam mais lentas.

A quarta fase é a do sono profundo quando o corpo repõe as energias do desgaste diário. Nesta fase é que o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos.

A quinta fase é quando a atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos. É quando o cérebro faz uma faxina na memória, guardando as informações importantes recebidas durante o dia e joga fora as informações desnecessárias.

Em geral, um indivíduo adulto necessita dormir até oito horas por dia. Porém, não existe uma regra quanto a duração do sono. Cada pessoa tem seu próprio ritmo, mas, se esse ritmo for alterado, podem surgir problemas como resposta à essa alteração.

Uma maneira de melhorar muito a qualidade de sono é a pratica de atividades físicas, pois a endorfina liberada neste processo é um relaxante natural poderoso.

O uso de remédios de “tarja preta” para dormir pode ser muito perigoso e maléfico, por isso prefira calmante de ervas medicinais, pois são naturais e praticamente sem efeitos colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário