terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Cálcio

O cálcio está presente em nosso corpo 99% nos ossos e dentes e 1% restante está diluído no sangue, nos fluidos extracelulares e no espaço intracelular, regulando funções essenciais.

Este mineral age no sistema nervoso, através da regulação e transmissão de impulsos nervosos.

Entre os sintomas de deficiência de cálcio estão dentes frágeis, unhas fracas e quebradiças, queda de cabelo, pele seca com descamação e rachadura, cãibra, taquicardia, formigamento, contrações musculares contínuas, convulsões, diminuição da memória, insônia, irritabilidade e agitação.

O cálcio age como coenzima de várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas.

Pesquisas recentes indicaram que este mineral auxilia na perda de peso, pois a percentagem que fica na corrente sanguínea desempenha o papel de inibir as enzimas responsáveis pela formação de adipócitos (células de gordura).

Quantidade recomendada de cálcio diariamente:

  • Após 1 ano de idade ................... 800mg
  • Entre 19 e 50 anos ................... 1000mg
  • Acima de 50 anos ..................... 1200mg
  • Mulher em gestação e lactação ... 1200mg

A vitamina D auxilia na absorção de cálcio. A melhor fonte é o banho de sol por 15 minutos diariamente.

O ferro dificulta a absorção de cálcio no organismo.

A contração e o relaxamento dos músculos esquelético e cardíaco são regulados por este mineral. O cálcio ajuda a combater a hipertensão.

O cálcio pode ser encontrado no leite e seus derivados (queijo e iogurte), vegetais de folhagem escura (rúcula, hortelã, brócolis, espinafre, agrião, coentro e couve), peixes, ostras, amêndoas e frutas.

Este mineral fortalece ossos e dentes, mas para evitar a osteoporose temos que consumir cálcio e fazer exercícios de impacto no qual se cria um campo magnético e assim o mineral é acoplado aos ossos. Ele também esta envolvido em diversos passos do mecanismo de coagulação sanguínea, juntamente com a vitamina K.

O cálcio tem grande importância no estabelecimento do equilíbrio juntamente com o fósforo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário