terça-feira, 3 de maio de 2016

MANGABA

A Mangaba é o fruto da mangabeira (Hancornia speciosa), é nativa de regiões tropicais brasileiras. É oval, em forma de baga de cor amarela, às vezes com pigmentação vermelha. É encontrada no cerrado e no litoral nordestino.

É uma fruta nutritiva, pois apresenta vitaminas A, B1, B2 e C; minerais ferro, cálcio e fósforo  teor de proteínas entre 1,3 e 3%.

O chá das folhas da mangabeira pode ser usado por hipertensos, pois regula a pressão arterial com sua ação vasodilatadora.

A Mangaba pode ser usada no tratamento de diabéticos e colesterol alto e para regularizar o intestino, pois é um ótimo laxante.

A infusão feita com as cascas dessa fruta pode ser usada para curar problemas do fígado e do baço, além da icterícia.

As suas propriedades incisivas são anti-hipertensora, antiulcerogênica, digestiva e laxante. O fruto não deve ser consumido verde.

Pesquisadores da UFMG descobrem que o chá das folhas da mangabeira possui princípios ativos até dez vezes mais eficazes que o remédio tradicional (Captopril) no combate à pressão alta. Este chá também é usado para cólica menstrual e gripe. É uma fruta hipocalórica, pois 100g possui apenas 43 calorias. 

O suco da mangaba é indicado no tratamento de tuberculose, úlceras e problemas dos rins.

Como esta fruta é muito perecível, é usada em processamento industrial em sucos, sorvetes e doces. O uso comercial sempre envolve o congelamento.

A casca da fruta é bastante benéfica para o organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário