terça-feira, 31 de maio de 2016

VITAMINA E

Encontra-se no grupo dos tocoferóis e se apresenta como uma vitamina lipossolúvel (solúvel em lipídios).

A vitamina E possui ação anti-inflatória, segundo estudos. Combate artrite, reumatismo, asma e outras doenças inflamatórias ligadas à inflamação crônica.

O tocoferol traz muitos benefícios para a pele como:

- ajuda na formação de colágeno e de fibras elásticas.

- pele fica mais firme.


Um adulto saudável deve consumir 15mg desta vitamina por dia. Os alimentos ricos em vitamina E são na sua maioria de origem vegetal como: cereais integrais, óleos vegetais e sementes.

Esta vitamina age no sistema cardiovascular, pois protege o LDL (mau colesterol) de ser oxidados e é assim que se acumula nas artérias causando a arteriosclerose.

Ela age no sistema circulatório em geral, pois:

- participa da formação dos glóbulos vermelhos;

- atua na dilatação dos vasos sanguíneos;

- previne a formação de coágulos.


Numerosas pesquisas indicam que o fortalecimento da imunidade depende amplamente de bons níveis de vitamina E, principalmente em pessoas convalescentes.

A vitamina E age na absorção e uso do cálcio e potássio, assim contribui para a saúde muscular e óssea. As vitaminas são cofatores de enzimas de várias reações importantes no organismo, daí a importância de consumir todas elas.

A vitamina E tem uma ação antioxidante de amplo espectro, agindo nas células do corpo, evitando a formação de radicais livres. Ela age no sistema muscular facilitando o ganho de massa muscular, pois após os treinos se forma radicais livres e ela ajuda na recuperação dos músculos.

A perda de peso com o consumo desta vitamina se explica que quanto mais massa muscular, mais aumenta o gasto calórico do corpo e assim se perde mais peso.

A suplementação com vitamina E pode ser perigosa, pois como é lipossolúvel, pode intoxicar.
Recomenda-se usar alimentos ricos nesta vitamina de uma maneira natural e equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário