terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SEMENTES DE GERGELIM

O Gergelim também conhecido como sésamo é uma planta herbácea, originária do Oriente.
Seu fruto é uma capsula oblonga com sementes oleaginosas.

Os lipídios encontrados nestas sementes são ácidos graxos insaturados (gorduras boas). Um de seus lipídios é a lecitina que é um poderoso emulsionante (dissolve gorduras em meio aquoso).

O colesterol na presença da lecitina se dissolve e não se acumula na parede das artérias. O gergelim se torna um aliado importante do sistema cardiovascular. Esta semente também é indicada em casos de osteoporose, pois em 100g se encontra 417 mg de cálcio, quatro vezes  maior que leite e derivados.

O gergelim possui proteínas de alto valor biológico com 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina.

É rico em minerais e oligoelementos como: fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.

Possui também  vitamina E (tocoferol) e complexo B.

É uma semente rica em fibras, combatendo a prisão de ventre e a sua casca possui componentes que ativam a circulação sanguínea na parede intestinal. O gergelim favorece o  emagrecimento, pois ativa a lipólise (quebra de gordura) e retarda a lipogênese (formação e depósito de gordura).

O gergelim é indicado para diabéticos, pois como é rico em fibras, diminui a absorção de glicose ao nível do intestino delgado.


As suas formas de uso são variados podendo fazer o gersal (gergelim moído com sal marinho) usado em saladas, tahine (pasta de gergelim), pode ser acompanhado com pão integral, homus (grão de bico cozido e amassado com tahine), enfim é muito nutritivo e delicioso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário