terça-feira, 29 de dezembro de 2015

GORDURAS INSATURADAS

Esse tipo de gordura é um acido graxo com uma ou mais ligações duplas entre átomos de carbono. São benéficas para o sistema cardiovascular. Temos o azeite de oliva, castanhas, óleo de canola, abacate, semente de linhaça e peixes como atum, salmão, truta e cavala.

O consumo de alimentos ricos em gorduras insaturadas ajuda na redução da pressão arterial, do colesterol LDL (ruim), das triglicérides e aumenta o colesterol HDL (bom) que seria um fator de proteção para o coração e para o sistema vascular. 

A manteiga, fonte de gordura saturada as margarinas que contêm gorduras trans devem ser evitadas no dia a dia.

As gorduras insaturadas são de origem vegetal e são líquidas em temperatura ambiente.

As gorduras ômega 3, 6 e 9 fazem parte dessas gorduras boas, a seguir suas funções:


- melhora da saúde do sistema nervoso (melhora memória, concentração e reduz o risco de doenças neurodegenerativas);

- melhora do sistema imunológico;

- função anti-inflamatória.


As gorduras monoinsaturadas podem reduzir o risco de câncer de mama, também ajudam a perder peso e aliviar a dor de artrite reumatoide. As mais usadas são azeite de oliva, óleos vegetais, frutas secas, azeitonas, abacate e sementes de linho.

Este tipo de gordura com apenas uma insaturação entre átomos de carbono (monoinsaturadas) são chamadas ômega-9 e são consideradas o tipo mais saudável de gordura na dieta.

As gorduras poli-insaturadas são ácidos graxos com mais de uma ligação dupla na sua molécula como ômega 3 presente nos peixes de água fria, frutos do mar, óleo de linhaça, canola e ômega 6 encontrado no óleo de soja, milho, girassol e sementes oleaginosas. Estas gorduras aumentam o HDL (colesterol bom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário