terça-feira, 30 de agosto de 2016

JILÓ

O Jiló de nome científico Solanum gilo da família Solanaceae, é um fruto tropical classificado como uma planta herbácea.

É um alimento ideal para dietas de emagrecimento, pois possui 90% de água, alto teor de fibras e é hipocalórico. Leva à saciedade.

Este fruto age no sistema cardiovascular, pois possui vitamina B1 (tiamina) que leva ao bom funcionamento do coração. O potássio também presente neste fruto ajuda a regularizar a pressão sanguínea. Os flavonoides (antioxidantes), presentes no jiló protege os vasos sanguíneos contra o acúmulo de colesterol.

Fonte de carboidratos, proteínas e minerais como cálcio, fósforo e ferro. Estes auxiliam na formação dos ossos, dentes e músculos.

Além disso, possui vitaminas A, C e complexo B.

O jiló possui propriedades anticancerígenas devido ao alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras. Age como preventivo contra câncer colorretal e a prisão de ventre.

Este fruto é benéfico para os diabéticos, pois evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue.

O jiló aumenta a secreção de sucos, facilitando a digestão, e traz benefícios também para o fígado e é indicado para casos de anemia.

Age na boca, com ação bactericida, promovendo uma higiene na boca e um hálito mais saudável.

Devido ao seu sabor amargo, recomenda-se transformar o fruto em farinha. 

Triturar e fazer dele uma farofa. Assim pode ser associado a diversos alimentos, disfarçando o seu sabor. 

Uma alternativa é refogá-lo no azeite e na manteiga. E também cortá-lo em quatro e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos ajuda a reduzir o amargor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário