quarta-feira, 22 de novembro de 2017

MALEFÍCIOS DO LEITE DE CAIXINHA (UHT)

O leite embalado na caixinha, é processado com temperaturas elevadíssimas para eliminar a maior parte dos micróbios contidos no leite, elimina também as vitaminas do leite.

Há algum tempo houve fraude na fabricação do leite UHT, com adição de soda cáustica, água oxigenada e citrato de sódio. O leite de saquinho garante qualidade nutritiva superior ao leite UHT.

Assimilação do leite não humano foi um processo lento e gradativo e até hoje muitas pessoas têm problema em digeri-lo corretamente, por falta de enzima lactase que digere o carboidrato do leite chamada lactose, que é um dissacarídeo formado por glicose e galactose.

O leite adequado para os humanos é o leite materno e que somos a única espécie que toma leite depois de crescido (além de ser o único a tomar leite de outras espécies).

O leite é formador de muco. Não é bom tomá-lo em um resfriado.

O leite pode aumentar o risco de câncer e não reduz a osteoporose, pois o cálcio para ser assimilado no intestino precisa de vitamina D. 

Estudos mostram que países que consomem pouco leite possuem menos incidência de osteoporose e fraturas ósseas.

A recomendação da Organização mundial de Saúde é que a ingestão diária de cálcio seja de 1000 mg.

Alimentos ricos em cálcio: Sardinha, amêndoas, castanha-do-pará, ostras, ruibarbo, salmão, espinafre, tofú (queijo de soja), amendoim, semente de girassol e semente de gergelim.

O leite de caixa, realmente, é muito pobre em nutrientes e bactérias benéficos. No leite ficam resíduos de antibióticas, hormônios usados nas vacas leiteiras. O leite pode gerar cálculos renais e biliares. 

Pode levar à diarreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário